Julho de 2021

Eu vejo a Rede-T como uma ferramenta maravilhosa que nós, profissionais do Turismo/hotelaria podemos usar para o desenvolvimento da nossa carreira profissional. Seja através da busca de uma melhor oportunidade no mercado ou através da leitura de artigos escritos por colegas, que têm tanto de informativo como de inspirador. E tu nem tens que ir até ela, porque ela vem até ti. Liga-te!

Wilson Pires

Spritz de Framboesa e Erva Principe

Vinho Branco de uvas Moscatel, Kombucha 'Verso' de Framboesa e Erva-príncipe, Lima

Descrição da Bebida:

Brindes de Amor, alegria e paixão
Ao som de um Psss e na sequência txim txim
Entre Goles, alguém pergunta:
Esse Verso é teu? Porque este Spritz é para mim!

Barman Wilson Pires

Movido pela curiosidade de como sabe o mundo, de como dançam as outras culturas e quão rico podemos ficar ao conhecer pessoas novas, o meu percurso tem-me levado a cruzar caminhos com pessoas maravilhosas das quais tenho aprendido muito ao mesmo tempo que tento me tornar melhor ser humano e profissional de gastronomia.

O meu percurso começou com um rápida experiência de 7 meses em cruzeiros , onde pela primeira vez tive contacto com uma hospitalidade sem igual. Ai percebi como o conhecimento, a simpatia e educação eram as armas de sobrevivência numa industria tão linda mas tão competitiva como esta.

Daí regresso a Portugal e o Conrad Algarve torna-se a minha casa. 2 anos e meio que me deram uma base muito muito solida sobre gastronomia e hospitalidade e que me permitiram construir um caminho lindo. Foram anos vitoriosos e que tenho que destacar a vitória na competição do Barman do Ano das edições do Gosto. Acontecimento que mudou a minha vida profissional.

Pelo meio, um mês e meio em Tokyo onde ajudei na abertura de um Restaurante-Bar para o Chef Heinz Beck, 3* Michelin em Itália.

Volto-me a despedir de Portugal, desta vez rumo à Holanda. Uma experiência que se divide em duas parte. Iniciei como chef de bar do Luxuoso Waldorf Astoria, onde consegui dar vida ao bar e trazer alguns prémios para casa. Uma experiência tão gratificante e bem sucedida que acabou com um convite do bar ‘Tales & Spirits’, que naquele momento era o Nº17 do mundo. Deu-se a mudança e com ela uma experiência incrível, onde contactei pela primeira vez com um serviço de alto volume e qualidade de coquetaria. Fiquei nesse bar maravilhosos anos. Sempre nessa tão desejada lista dos ‘World’s 50 Best Bars’.

Proxima paragem: São Paulo. Depois de achar que não iria viver em nenhuma cidade maior do que Amsterdão, vejo-me a chamar de casa numa das 10 maiores cidades do mundo.
Abraço o projeto Guilhotina durante 1 ano, entramos nos 50 best (Nº15), fiz parte da historia.
Falando em historia, foram das paginas mais lindas da minha. As pessoas, a gastronomia, a cultura fez-se apaixonar pelo país aquela energia boa ainda hoje rola no meu sangue e espero que não saia mais.

Enquanto isso, dirijo-me mais a sul do Equador para uma curta experiência no Floreria Atlantico. Explode a pandemia e as 6 semanas torna-se em 9 meses. Combatemos a crise transformando o bar em uma fábrica de entalados (Enlatados Atlânticos) projeto que liderei e que me inspirou a fazer a marca ‘Verso’ (já lá chego). Meses de muito trabalho, saudade e atitude positiva para combater todos os males do dia a dia, num dia a dia com males atípicos. Usei esse tempo para aprender uma nova lingua, cultural, gastronomia isto tudo trazido até mim por mais pessoas fantásticas. Quando eu penso que elas acabam, vem o destino e traz uma nova remessa só para mim. Altamente.

Iniciou então 2021 em terras Lusas. Junto-me a uma maravilhosa casa chamada ‘Associação Recreativa e Cultural de Músicos’. Neste momento, digo com vaidade, uma das casas que a nível nacional mais está a fazer pela cultura e por os que dela vivem. Alegria poder ver de perto e ajudar isso a acontecer. Ao mesmo tempo, lanço o projeto ‘Verso’ (eu disse que chegaria aqui). Isto trata-se de uma marca de cocktails enlatados, que grita cultura portuguesa em sabores mediterrânicos. Tudo produzido artesanalmente, recorrendo a matéria prima portuguesa. Obrigado por terem lido um pouco da minha historia, que continua, e que se escrever em Verso.

Não te limites a criar, inspira.