Outubro de 2020

A Rede T, é uma plataforma muito bem conseguida onde se pode aceder a partilha de conhecimentos e experiências, que facilita a troca de contactos e claro a procura/oferta de emprego. É de louvar este tipo de iniciativas, e por isso os meus parabéns.

João Ribau

Dedicatória

Ingredientes:

  • 50 ml Gold Grail
  • 25 ml Xarope de cogumelos e Salicornia
  • 30 ml Solucao citrica de Rucula e top de Soda

Decoração: concha, alecrim e salicornia

Metodo: Shaker

Copo: On The rocks inserido numa base de madeira

Este cocktail foi lançado no Bar Duck & Tales em Aveiro inserido no menu "Contos na garrafa" inspirado nos Lusiadas em que os cocktails tinha  o nome dos Cantos da obra, e este cocktail representava o Dedicatória, feito com produtos locais era uma dedicatoria à cidade e às pessoas de Aveiro.

Barman João Ribau

Sou o João Ribau, tenho 26 anos e sou nascido e criado em Aveiro.

Começei o meu percurso numa discoteca com apenas 15 anos e essa pequena experiencia levou me à decisão de apostar neste mundo e tirar o curso de Restaurante e Bar, onde fiz 2 estágios.

Depois do curso fui trabalhando em hoteis e tirando cursos com o Paulo Ramos  da Cocktail Academy, até que surgiu a ambição de chegar a posicoes de chefia e portanto decidi voltar a estudar e  tirar o curso de Gestão Hoteleira de F&B na Escola de Hotelaria de Coimbra, como tinha experiencia de Flair, fui convidado pela a escola e Turismo de Portugal para representar Portugal na Eslovaquia onde ganhei o Eurocup de Jovens Barmens na categoria de Flair, foi tambem apartir deste curso que estagiei no Conrad Algarve onde deu me também oportunidade de ver cocktails/tecnicas que nunca tinha visto de Bar feitos pelo Wilson Pires e Tiago Vasconcelos e isso mudou totalmente a minha visão sobre o Bar e moldou-me para o Bartender que sou hoje.

Seguiu-se a minha experiência Internacional, trabalhei no hotel Royal Yacht e no Restaurante de estrela Michelin como Chefe de Bar Ormer do Chef Shaun Rankin e depois fui para Amesterdão onde trabalhei como Chefe de Bar no Waldorf Astoria. Devido a razoes pessoais decidi voltar para Portugal para trabalhar como Gerente do Duck & Tales em Aveiro, depois comecei a trabalhar no hotel Montebelo Vista Alegre como Chefe de Bares cargo que exerco até agora.

Desde que voltei para Portugal fui finalista da Mistura Beirão, semi-finalista Worldclass e finalista (top 5) Barman do Ano.

Em fevereiro deste ano abri o meu Bar/Club Vox em Aveiro, mas infelizmente por causa do Covid 19 encontra-se fechado.