Abril de 2024

Sou membro Rede T há vários anos, rede essa que veio juntar o que de melhor se pode fazer por esta como em qualquer outra area que é a partilha de informação e conhecimento.

Elisio Bernardes

Brioche de Toro com chocolate branco e lima

Brioche

  • 250 gr de farinha 55
  • 25 gr de açucar
  • 25 gr de manteiga
  • 25 ml de leite
  • 3 gr de sal fino
  • 1 ovo
  • 75 ml de cerveja
  • 12 gr de fermento padeiro

Juntar todos os ingredientes, menos o fermento padeiro e a cerveja. Amassar em velocidade lenta.

Adicionar a cerveja lentamente.

Adicionar o fermento e amassar ate envolver bem e atingir o ponto "véu"

Tirar a massa- fazer bolas com o peso pretendido e deixar levedar.

Cozer no forno

Com origens na freguesia de São João de Ver, em Santa Maria da Feira, e um início de formação profissional na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, o chef Elísio Bernardes tem revelado um percurso profissional de destaque a nível nacional e internacional, tendo sido distinguido, em 2021, com o titulo honorário “The Ambassadors of Taste for the Global Gastronomy Gold Medal 2021, titulo que viria a renovar em 2022.

Este importante prémio internacional, um dos mais conceituados ligados à gastronomia, vem reconhecer o contributo deste jovem chef na valorização da gastronomia regional e das receitas tradicionais portuguesas, assim como o seu papel ativo em causas sociais e de sustentabilidade ambiental. As fortes ligações às suas raízes levaram-no a contribuir ativamente no processo de candidatura de Santa Maria da Feira à UNESCO que culminou com a designação de membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia.

Exerceu funções como Chef Executivo do Meliá Braga Hotel & Spa, onde disponibilizou uma oferta gastronómica de assinatura contemporânea, num ambiente elegante e descontraído, pondo em destaque os sabores regionais e da sua infância, recorrendo a produtos de época, genuínos e frescos para a sua cozinha de influência mediterrânica e criativa.
Enquanto esteve em Braga, exerceu também funções enquanto chef do Departamento de Alimentação de Alto Rendimento do Sporting Clube de Braga, uma das componentes do seu trabalho ao qual deseja dar continuidade.

Elísio Bernardes tem uma vasta experiência como formador nas Escolas de Turismo de Portugal, nomeadamente no Porto, Viana do Castelo e Algarve. No percurso profissional deste “Embaixador Gastronómico” constam ainda diversos restaurantes de alta gastronomia por toda a Europa.

A juntar a todos os desafios, criou recentemente a sua marca pessoal e serviços de high performance food consulting - consultoria alimentar personalizada para atletas de alto rendimento.

A partir de julho de 2022, Elísio Bernardes assumiu o lugar de chef executivo do SeaMe Group, sendo responsável pelo Sea Me – Peixaria Moderna e Sea Me Next Door (aberto no último trimestre de 2022), em Lisboa. Paralelamente, o Chef Elísio Bernardes foi convidado pelo Sporting Club de Portugal a desempenhar a função de Chef de Cozinha de alto Rendimento, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido em Braga, mas agora com outras “cores”.

Apesar de jovem, Elísio Bernardes é já um dos nomes emergentes em destaque no panorama gastronómico nacional e internacional, nunca tendo esquecido as suas origens e a importância de Santa Maria da Feira não só a nível da sua formação profissional, mas também do receituário gastronómico que utiliza, acreditando que os chefs podem ajudar a mudar o mundo, inspirando a humanidade a pensar e a viver de forma sustentável, reduzindo o desperdício de alimentos, respeitando os ingredientes e o valor dos recursos naturais e nunca esquecendo o bem-estar animal. 

Esta sua postura e conduta, bem como o seu talento, não passaram despercebidos aos olhos do colega e amigo chef Alan Coxon que, depois de conhecer o seu trabalho inovador e ter privado com Elísio Bernardes o indicou para integrar oficialmente os Disciples of Escoffier International, no final de 2021. O chef luso, o único a nível nacional a merecer este reconhecimento no ano transato, poderá assim representar – com orgulho – a delegação de Portugal na promoção das técnicas clássicas de Gastronomia.

É também pelas mãos de Alan Coxon que o Chef Elísio Bernardes é agora o Embaixador português da organização solidária sem fins lucrativos Chefs Sans Frontieres, um convite que o honra uma vez que poderá fazer um trabalho de cariz mais humanitário e com impacto direto na vida das pessoas como sempre desejou.

Elísio Bernardes